Pete Best - O primeiro baterista dos Beatles

A história de Pete Best, o primeiro baterista dos Beatles

Randolph Peter Best, mais conhecido como "Pete Best", nasceu na Índia no dia 24 de novembro de 1941. Pete conheceu os Beatles (John, Paul, George e Stu) quando eles foram tocar no pub "Casbah Club", de posse de sua mãe, Mona Best.

O primeiro empresário dos Beatles, Allan Williams, conseguiu um contrato para os Beatles tocarem em Hamburgo, na Alemanha, no Indra Club e no Kaiserkeller. O contrato exigia que a banda tivesse cinco integrantes; George Harrison e Paul McCartney telefonaram para Pete Best, convidando-o para entrar para a banda e viajarem para Hamburgo.

Pete ficou muito quieto em Hamburgo, passando muito tempo fora da companhia dos outros. As garotas de Hamburgo davam em cima dele e gritavam por ele durante as apresentações.

Os outros Beatles achavam que Pete era um bom baterista, até ouvirem o som de Ringo, ao conhecê-lo em Hamburgo. Quando os Beatles e Pete retornaram para Liverpool, Mona conseguiu para o que ela considerava a "Banda de Pete", um contrato com o Cavern Club, onde eles passariam a tocar constantemente. Pete tocou em "My Bonnie" e outras faixas gravadas com Tony Sheridan .

Em novembro de 1961, Brian Epstein, se tornou o empresário dos Beatles, e em 6 de junho de 1962 os levou em um teste com George Martin, na Parlophone. A insatisfação com Pete Best já era grande - além dele ser tecnicamente fraco, também faltava em algumas apresentações, sendo substituído por Ringo Starr. Nesse tempo, Paul e George estavam encorajando Brian a se livrar de Pete, e trazer Ringo permanentemente. No fim de julho, George Martin resolveu gravar com os Beatles. Quando ele comentou com Brian que não gostava do trabalho de Pete e que queria outro baterista nas seções de gravação, ele nem imaginava que os Beatles estavam pensando o mesmo.

A notícia da saída de Pete saiu em agosto. Suas fãs se sentiram insultadas e assinaram milhares de petições. O público, logo no primeiro show no Cavern Club com Ringo na bateria, foi contra a nova formação, aos gritos de "Queremos Pete" e "Ringo nunca". O imenso tumulto do lado de fora do pub resultou em um olho roxo para George Harrison.

Ainda durante os anos 60, Pete Best montou outra banda, chamada "The Pete Best Four" gravando alguns discos e associando sua imagem aos Beatles. Sem conseguir sucesso, ele acabou desistindo da música.




BEATLES HOME PAGE    http://www.beatleshp.com
As informações aqui contidas são apenas para fins de entretenimento e pesquisa.
Não comercializamos nenhum produto, não hospedamos nem distribuimos arquivos de áudio e vídeo.
Todos os textos aqui contidos são de autoria da própria Beatles Home Page.
1997 - 2011