Morre o tecladista Billy Preston

      

[06/06/2006] Morreu terça feira, 06 de junho de 2006, o tecladista Billy Preston, considerado por muitos como "o quinto Beatle". Preston tinha 59 anos e estava em coma num hospital em Scottsdale, Arizona (EUA), desde novembro passado, depois de sofrer falência renal e doenças associadas, legado de uma batalha vitalícia contra a dependência de drogas.

Billy Preston foi uma figura lendária na história dos Beatles. A parceria com os Beatles começou em 1969, quando o amigo George Harrison o convidou a tocar no filme "Let It Be". Billy tocou nos dois lados do single "Get Back" / "Don't Let Me Down", cujos créditos foram para "The Beatles com Billy Preston". Foi a primeira vez que a banda dividiu os créditos com um músico acompanhante. Ele também acompanhou os Beatles na última apresentação da banda, o famoso concerto realizado no telhado do edifício da Apple, em Londres, em 1969.

Jovem prodígio dos teclados, Preston, que nasceu em Houston, Texas, passou a maior parte da vida trabalhando no setor de entretenimento. Ainda adolescente, tocou com artistas como Mahalia Jackson, Little Richard e Ray Charles. Ele entrou para a órbita dos Beatles em 1969, no momento em que a banda estava a ponto de se separar, e ajudou a acalmar algumas das tensões entre seus integrantes.

Sua carreira solo se firmou nos anos 70. Em 1973, ganhou o Grammy de melhor disco instrumental por "Outta Space". Também compôs "You Are So Beautiful", que fez sucesso em 1974 na voz de Joe Cocker. A lista de artistas com quem tocou inclui também Rolling Stones, Red Hot Chili Peppers, Eric Clapton, Sammy Davis Jr., Sly Stone, Aretha Franklin, George Harrison, Jackson Five, Quincy Jones e Bob Dylan.