Abbey Road - A rua e o estúdio em Londres


      Era dia 08 de agosto de 1969, 11:35 da manhã. Quatro homens atravessavam uma faixa de pedestres de uma rua em Londres. Um evento aparentemente simples, mas desde esse dia milhares de pessoas passaram a frequentar o mesmo local e imitar aqueles 4 caras. Claro que os quatro homens em questão eram os Beatles. Os "Fab Four" estavam posando para a foto que seria usada na capa do seu último disco a ser gravado. A Rua Abbey Road nunca mais foi a mesma. A partir dessa data, fãs de todo o mundo visitam a rua para tirar uma foto repetindo os passos dos seus heróis, e para ver os estúdios onde eles gravaram 90 % de suas músicas.


      E para comemorar 39 anos da famosa foto do disco, a Beatles Home Page visitou Abbey Road, exatamente dia 08/08/08, e traz para todos vocês fotos em alta qualidade da rua e do estúdio. E também um vídeo, mostrando toda a rua e o estúdio, além das pessoas se divertindo atravessando a faixa de pedestres.


      Para se deslocar em Londres até chegar a Abbey Road é bastante simples. O estúdio fica no bairro de St John's Wood, perto do centro da cidade. Para chegar lá basta pegar a linha "Jubilee" do metrô, e descer na própria estação "St John's Wood".


     


      Ao sair da estação basta seguir reto a "Grove End Road", por três quarteirões, e você já cai diretamente na faixa de pedestres mais famosa do mundo. Neste ponto já é irresistível atravessar a faixa repetindo o feito dos Beatles. O que não é tão simples! A rua é bem movimentada e já houve atropelamentos nas mesmas circunstâncias. O que não muda em nada, ninguém resiste - todos vão para o meio da rua. O trânsito pára. Quase ninguém buzina. Deve ser uma cena comum.


      A idéia para a foto da capa do disco foi de Paul McCartney. Um rascunho de como deveria ser a capa ainda existe. O fotógrafo encarregado foi Iain MacMillan, um antigo amigo de John e Yoko. MacMillan parou no meio da rua, buscando o ângulo semelhante ao rascunho feito por Paul. A seção de fotos durou cerca de 10 minutos, e 6 fotos diferentes foram tiradas. Você pode conferir as outras fotos, diferentes da capa original, na seção sobre o disco Abbey Road.


      A 30 metros da faixa fica o estúdio Abbey Road, onde foram gravados os discos dos Beatles. No site www.abbeyroad.co.uk há uma câmera que mostra a faixa de pedestres 24h por dia. Já o muro do estúdio vive cheio de mensagens deixadas pelos fãs. A cada três meses é repintado para que novas mensagens possam ser escritas. O estúdio foi aberto em 1931. Os Beatles visitaram Abbey Road pela primeira vez dia 6 de junho de 1962. A primeira transmissão mundial via satélite foi gravada em Abbey Road, em 25 de junho de 1967, com os Beatles tocando "All You Need Is Love" para uma audiência estimada de 400 milhões de pessoas. O grupo usou o estúdio pela última vez em Janeiro de 1970, na gravação da música I Me Mine, mas até hoje Abbey Road continua sendo um dos estúdios mais modernos do mundo. O estúdio não é aberto a visitações turísticas, mas é permitido passar pelo portão e chegar até a porta interior, na famosa escada que aparece em dezenas de fotos dos Beatles, como essa foto aqui. Com um pequeno esforço você pode reparar que na placa acima da porta está escrito EMI STUDIOS. De fato o nome oficial do estúdio só passou a ser Abbey Road após o lançamento do álbum dos Beatles em 1969. Confira abaixo as fotos exclusivas de Abbey Road em 08/08/2008, e um vídeo mostrando toda a rua, para comemorar esses 39 anos!


CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR AS FOTOS

          


          


          



Vídeo da Beatles Home Page em Abbey Road




Outros pontos Beatlemaníacos em Londres

  1. O prédio que abriga a MPL, a produtora de Paul McCartney - perto da Soho Square.
  2. O Trident Studios, na rua St. Anne's Court, onde os Beatles também gravaram algumas músicas, incluindo "Hey Jude"
  3. O teatro Palladium, na Argyll Street, onde os Beatles em 1963 fizeram o "Sunday Night at the London Palladium".
  4. O edifício que abrigava a produtora dos Beatles, a Apple Corps, e o Apple Studios, na rua Saville Row. No telhado deste edifício os Beatles fizeram seu último show, em 30/01/69, conhecido como Rooftop Concert.

Gostou desta seção da Beatles Home Page ? Por favor, utilize nosso Livro de Visitas e deixe seus comentários, críticas e sugestões. Eles serão muito importantes para a eleboração de novas seções e para a melhoria da sua http://www.beatleshp.com


BEATLES HOME PAGE     http://www.beatleshp.com
Essa página não possui vínculo comercial com nenhuma empresa.
As informações aqui contidas são apenas para fins de entretenimento e pesquisa.
EDUARDO HENRIQUE BERTI    1997 - 2008